terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Dia 2 de Março, pelas 21h00 - Noite Astronómica no Centro de Interpretação Ambiental de Leiria

·Palestra “Um pouco do Universo

·Observação astronómica. A lua e os planetas, irão ser os astros desta noite.



Formador: Astrónomo José Augusto Matos - FISUA


ENTRADA LIVRE



Centro de Interpretação Ambiental de Leiria
Divisão do Desenvolvimento Económico e Ambiente
Câmara Municipal de Leiria
Telefone: 244 845 651

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Auroras Boreais - uma das consequências da atividade solar

Notícias: "Telescópio Hubble descobre nova classe de planeta com mais água que a Terra"

(in Público, 22.02.2012 - 10h04)
Composição que mostra o planeta em órbita da sua estrela
(NASA, ESA, e D. Aguilar (Harvard-Smithsonian
Center for Astrophysics))
"O GJ1214b, mais pequeno que Urano e maior que a Terra, é descrito como um “mundo de água” distante, envolvido numa espessa atmosfera de vapor de água, segundo um estudo que foi aceite para publicação na revista Astrophysical Journal.
(...)
O GJ1214b, a 40 anos-luz da Terra, foi descoberto em 2009 por uma equipa liderada por David Charbonneau que trabalhou com uma série de oito telescópios, no estado norte-americano do Arizona. No ano seguinte, uma outra equipa de cientistas, coordenada por Jacob Bean, tinha descoberto que a atmosfera do planeta poderia ser composta maioritariamente por água.

Agora os investigadores conseguiram confirmar detalhes sobre a atmosfera deste planeta, através da observação de imagens conseguidas pelo telescópio espacial Hubble. De acordo com a NASA, o GJ1214b tem 2,7 vezes o diâmetro da Terra e uma massa quase sete vezes maior. O planeta completa uma órbita em volta de uma estrela anã vermelha a cada 38 horas, a uma distância de dois milhões de quilómetros. Os cientistas estimam que a temperatura à sua superfície seja de 230º C.

Como a massa e o tamanho do planeta são conhecidos, os cientistas podem calcular sua densidade: apenas dois gramas por centímetro cúbico. A água, por exemplo, tem densidade de um grama por centímetro cúbico, enquanto a densidade média da Terra é de 5,5. Isso sugere que o GJ1214b tem muito mais água que a Terra e muito menos rocha.
(...)
Este planeta é um forte candidato para ser objecto de estudo do telescópio espacial James Webb, que deverá ser lançado em 2018."

Eclipse Parcial Solar | 21 de fevereiro de 2012

Ontem, 21 de fevereiro de 2012, a Lua passou à frente do Sol, provocando um eclipse parcial solar visto a partir do Espaço....o Solar Dynamics Observatory, da NASA, captou esta imagem (publicada em http://spaceweather.com/images2012/21feb12/eclipsered.jpg?PHPSESSID=6en6fkfhe17g361o7gfldmc5p1):

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Fora da Terra...

Estações do ano

Notícias: Sondas da NASA revelam o primeiro vídeo do lado oculto da Lua

(in Público, 02.02.2012)
"Uma das duas sondas "gémeas" que estão na órbita da Lua desde o final do ano passado enviou para a Terra o primeiro vídeo do lado oculto lunar, informou nesta quinta-feira a agência espacial norte-americana (NASA).

As imagens têm 30 segundos e foram captadadas a 19 de Janeiro pela sonda Ebb, uma das duas sondas GRAIL (Gravity Recovery And Interior Laboratory), lançadas a 10 de Setembro de 2011 de Cabo Canaveral, na Florida, para ajudarem a produzir o mapa mais detalhado de sempre do campo gravitacional da Lua.


No vídeo, captado pela câmara MoonKAM, é visível o lado oculto da Lua, de Pólo a Pólo; o pólo Norte é visível no topo da imagem, à medida que a sonda se desloca em direcção ao Pólo Sul, passando por várias crateras – como a cratera Drygalski, com 149 quilómetros e uma forma de estrela ao centro – e por uma superfície acidentada, marcada pelas inúmeras colisões de cometas e asteróides.

As imagens são raras porque a parte da Lua que está oculta a partir da Terra é sempre a mesma. Apesar de a Lua ter um movimento de rotação, ou seja, roda sobre o seu próprio eixo, este movimento demora tanto como o tempo do satélite a dar uma volta em torno da Terra. Como consequência, a Lua mostra sempre a mesma face e esconde sempre a mesma metade."

Continuar a ler...