segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Notícias: Operação de acoplamento no espaço vai testar tecnologia chinesa

O foguetão Long March II-F vai enviar o satélite chinês
 no próximo dia 1 de Novembro (China Daily/Reuters)
"A China prepara-se para testar o primeiro acoplamento espacial entre duas naves, uma técnica imprescindível para a construção da estação espacial que o programa espacial chinês quer concretizar ainda nesta década."

Continuar a ler...

(in Público, 31.outubro.2011)

Filme da semana: "Sonda Messenger vigilará a Mercurio" (em espanhol e legendado em inglês)

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Informação: mudança da hora legal em 30 de outubro de 2011

No dia 30 de outubro de 2011, tem início o período de "Hora de Inverno".

Assim, os relógios irão ser atrasados de 60 minutos às 2h00 da madrugada de domingo em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, passando para a 1h00.

Na Região Autónoma dos Açores a mudança será feita à 1h00 da madrugada de domingo, dia 30 de outubro, passando para a meia-noite (00h00).

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Notícias: O distante Éris é gémeo de Plutão | Tamanho do planeta anão foi calculado com precisão

"Astrónomos mediram pela primeira vez de modo preciso o diâmetro de Éris, o longínquo planeta anão, no momento em que este passou em frente de uma estrela de luminosidade baixa. Os resultados são publicados hoje na revista «Nature».
Éris (ESO)
O fenómeno foi observado no final de 2010 por telescópios no Chile, incluindo o telescópio belga TRAPPIST que se encontra instalado no Observatório de La Silla do Observatório Sul Europeu (ESO) e mostrou que Éris é um gémeo quase perfeito de Plutão em termos de tamanho. Parece ainda ter uma superfície muito reflectora, sugerindo que se encontra uniformemente coberto por uma fina camada de gelo, provavelmente uma atmosfera gelada.
(...)
As observações combinadas dos dois locais chilenos indicam que Éris tem uma forma praticamente esférica. Estas medições são bastante precisas no que dizem respeito à forma e ao tamanho do objecto, mas apenas se não tiverem sido distorcidas pela presença de montanhas altas, o que dificilmente existirá num corpo gelado tão grande.
Éris e a nova classe de objectos

Éris foi identificado como sendo um objecto grande situado no Sistema Solar exterior em 2005. A sua descoberta foi um dos motivos que levou à criação de uma nova classe de objectos chamados planetas anões e à reclassificação de Plutão de planeta para planeta anão em 2006. Encontra-se actualmente três vezes mais longe do Sol do que Plutão.

Embora observações anteriores sugerissem que Éris era maior do que Plutão, este novo estudo prova que os dois objectos têm essencialmente o mesmo tamanho. O novo diâmetro calculado é de 2326 quilómetros com uma precisão de 12 quilómetros, o que torna o seu tamanho melhor conhecido que o de Plutão, que tem um diâmetro estimado entre 2300 e 2400 quilómetros. No entanto, descobriu-se que Éris é 27 por cento mais denso do que Plutão.

«Esta densidade significa que o planeta anão é provavelmente um grande corpo rochoso coberto por um manto relativamente fino de gelo», comenta Emmanuel Jehin, que participou neste trabalho. (...)"

Continuar a ler...
(in Ciência Hoje, 27.outubro.2011)

Notícias: Encontradas cavidades estranhas em Mercúrio

"A sonda Messenger da NASA, a primeira a entrar na órbita de Mercúrio, encontrou «cavidades estranhas» na superfície que demonstram a «surpreendente evolução» do planeta, anunciou a agência espacial norte-americana.


«Nunca vimos nada isto numa superfície rochosa», comentou David Blewett, membro do grupo de cientistas do Laboratório de Física Aplicada da Universidade John Hopkins.
Em Mercúrio não há atmosfera e, portanto, «o vento não sopra e a chuva não cai», por isso as cavidades não foram feitas nem pelo vento nem pela água, mas por «outras forças» que ainda são um mistério, acrescentou."

(in DN, 25.outubro.2011)

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Astrofotografia: imagem da Lua [19.outubro.2011], por Miguel Claro

A Lua Minguante - Imagem obtida, por Miguel Claro, antes de ontem com o disco 50% iluminado e onde são visíveis imensas crateras. Canon 50D acoplada a um telescópio Meade ETX90.

Notícias: Rede de telescópios tira partido da “inteligência colectiva”


Este projeto nasce da experiência do Observatório Astronómico de Montegancedo.
 "Projecto «Gloria» permite que internautas de todo o mundo investigam astronomia a partir do seu computador
Uma rede mundial de telescópios robóticos à qual se pode aceder gratuitamente através da Internet e que permite a qualquer pessoa conectar-se e compartilhar tempo de observação está a ser desenvolvida num projecto europeu que acaba arrancar na Faculdade de Informática da Universidade Politécnica de Madrid (FIUPM).

O projecto chama-se «Gloria» (GLObal Robotic telescopes Intelligent Array for e-Science) e será uma ferramenta para quem quiser investigar astronomia, seja através da utilização dos telescópios, seja analisando dados astronómicos disponíveis em bases de dados públicas. A duração do projecto será de três anos e custará 2,5 milhões de euros."
Continuar a ler...
(in CiênciaHoje, 20.outubro.2011)

Notícias: Investigadores fotografam exoplaneta em formação

Jovem planeta denomina-se LkCA 15 b (CiênciaHoje)
"Uma equipa de astrónomos da Universidade do Havai captou a primeira fotografia directa de um planeta durante a sua formação. Denominado LkCA 15 b, o planeta está rodeado de pó e gás perto da sua estrela. Os investigadores defendem que se trata do planeta mais jovem encontrado até agora.

Os investigadores anunciaram a descoberta numa reunião do centro espacial Goddard (da NASA). Uma descrição detalhada será publicada no «Astrophysical Journal». Os primeiros dados podem ser consulados no ArXiv.org."
Continuar a ler...
(in CiênciaHoje, 21.outubro.2011)

Notícias: Satélite alemão, Rosat, deverá cair na Terra no fim-de-semana

Representação do satélite artificial alemão, Rosat. (EADS Astrium)
"O telescópio espacial alemão Rosat deverá cair na Terra neste fim-de-semana. O satélite, que foi reformado em 1999, nove anos depois de ser lançado, não é comandado e o Centro Aeroespacial Alemão não consegue prever onde vai cair. Estima-se que ao todo, 30 peças não se desintegrem durante a entrada e atinjam a superfície terrestre, com um peso total de 1,7 toneladas. A probabilidade de atingir alguém é, de acordo com o centro, mínima."
Continuar a ler...
(in Público, 20.outubro.2011)

Notícias: Lançamento de satélites do GPS europeu está previsto para esta manhã

(ESA/Reuters)

"Os dois satellites do GPS europeu serão lançados esta manhã a bordo de um foguetão Soiuz, a partir da Guiana Francesa. Ontem, um problema técnico suspendeu a contagem descrescente para a partida."
Continuar a ler...
(in Público, 21.outubro.2011)

sábado, 15 de outubro de 2011

Notícias: Equipa de astrónomos amadores encontra asteróide a aproximar-se da Terra | Objeto pode representar risco de impacto

Objeto está a 30 milhões de quilómetros. (ESA)
"Pela primeira vez, observações coordenadas pela equipa de risco espacial da ESA encontraram um asteróide que se aproxima da Terra o suficiente para representar risco de impacto. A rocha espacial foi encontrada por astrónomos amadores, o que reforça o valor que estas observações têm para a ciência e para a defesa planetária.

A descoberta do asteróide 2011 SF108 foi feita pela equipa de voluntários do Teide Observatory Tenerife Asteroid Survey (TOTAS) durante um período de observação patrocinado pela ESA, em Setembro, no âmbito do programa Space Situational Awareness (SSA).
O estudo que durou quatro noites usou um telescópio com um metro de abertura, na Estação de Seguimento Óptico, da ESA, em Teide, Tenerife, Ilhas Canárias. Este não é o primeiro asteróide encontrado sob o patrocínio do SSA, mas é o primeiro que se qualifica como um 'Near Earth Object' (NEO), ou objecto próximo da Terra – um objecto que passa suficientemente perto da Terra durante a sua órbita para representar risco de impacto. (...)"
Continuar a ler...
(in Ciência Hoje, 14.outubro.2011)

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Notícias: Cometa Hartley tem água similar à dos oceanos da Terra

Cometa Hartley 2 (NASA)
"Observações do cometa Hartley 2 pelo telescópio espacial Herschel deram novas pistas que reforçam a teoria de que os cometas abasteceram uma parcela significativa dos oceanos da Terra.
(...)

Composição química dos oceanos:

Medições realizadas pelo instrumento HiFi a bordo do Herschel indicam que o gelo no cometa Hartley 2 tem a mesma composição química dos oceanos.

Ambos têm uma taxa D/H semelhante - a relação D/H é a proporção de deutério, ou hidrogênio pesado, em relação ao hidrogênio comum. Um átomo de deutério é um hidrogénio com um neutrão extra no seu núcleo.

Esta é a primeira vez que água similar à dos oceanos foi detetada num cometa.

Outros seis cometas rastreados com o mesmo instrumento nos últimos anos apresentam uma relação D/H muito diferente dos nossos oceanos, o que significa que tais cometas não poderiam ter sido responsáveis por mais do que 10% da água da Terra.

Os astrónomos supõem que o Hartley 2 se tenha formado numa parte diferente do Sistema Solar. Ele provavelmente formou-se no Cinturão de Kuiper, que começa perto de Plutão, enquanto se acredita que os outros seis se formaram na Nuvem de Oort, uma nuvem hipotética que se acredita existir a cerca de um ano-luz do Sol."

(adaptado de http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=cometa-agua-similar-oceanos&id=010130111006, acedido em 11.outubro.2011)

Vídeo do YouTube Space Lab - Competição

No seguimento da notícia publicada no post anterior, aqui fica o vídeo do YouTube Space Lab:

Notícias: Estudantes desafiados a conceber experiência na ISS - ESA junta-se à competição YouTube Space Lab

"A Agência Europeia Espacial (ESA) anunciou uma parceria com o YouTube Space Lab, uma iniciativa que desafia estudantes de todo o mundo a conceber uma experiência para a Estação Espacial Internacional.
As duas experiências serão transmitidas para o mundo interiro através
do YouTube (Público).
No Verão de 2012, as duas melhores experiências serão realizadas a bordo da Estação Espacial Internacional e transmitidas para o mundo inteiro através do YouTube. Os organizadores da iniciativa - YouTube, NASA, Space Adventures e Lenovo – prometem a aula de Ciência do Universo.

Para isso, estudantes dos 14 aos 18 anos, devem submeter um vídeo no YouTube, no site da iniciativa Space Lab , com a descrição da experiência que pretendem realizar. Os projectos serão seleccionados por cientistas, astronautas e professores, tendo ainda em conta as opiniões emitidas pela comunidade do YouTube.

"Como ex tripulante da ISS, estou particularmente contente pelo facto de os peritos da ESA se juntarem a esta competição mundial de estudantes, apoiando assim a investigação feita na ISS,” diz Thomas Reiter, director de Voos Tripulados e Operações da ESA, em comunicado. “Acredito que é essencial envolver os jovens, não só nos desafios de fazer ciência no espaço, mas também na percepção de uma vasta gama de benefícios associados”, acrescentou."
(in Público, 11.outubro de 2011)

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Notícias: Nobel da Física para “resultado louco” de cosmologia

O prémio Nobel foi atribuído aos três cientistas pela"descoberta da
aceleração da expansão do Universo através da observação de
supernovas distantes (Reuters).
"O Prémio Nobel da Física foi hoje atribuído aos norte-americanos Saul Perlmutter, 52 anos, do Lawrence Berkeley National Laboratory (EUA), Brian Schmidt, 44 anos (que tem também nacionalidade australiana), da Universidade Nacional Australiana e Adam Riess, 41 anos, da Universide Johns Hopkins (EUA) “pela descoberta da aceleração da expansão do Universo através da observação de supernovas distantes” anunciou em Estocolmo, a capital sueca, o comité Nobel. Perlmutter recebe metade do montante do prémio; Schmidt e Riess partilham a outra metade.
(...)
“As descobertas dos laureados do Nobel da Física 2011”, conclui o comunicado do comité Nobel, contribuíram para revelar um Universo em grande parte desconhecido para a ciência. “Tudo se torna novamente possível.” "
Continuar a ler...
(in Público, 04.outubro.2011)

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Filme da semana

Neste espaço de divulgação, o Clube de Astronomia irá efetuar publicações semanais de pequenos filmes sobre Astronomia, Astrofísica ou Cosmologia. O dia e hora seleccionados para este ano letivo é a segunda-feira às 10h00.
Aqui fica a primeira publicação: "Porque é a Astronomia importante?".