Cometa Hartley 2 (NASA) |
(...)
Composição química dos oceanos:
Medições realizadas pelo instrumento HiFi a bordo do Herschel indicam que o gelo no cometa Hartley 2 tem a mesma composição química dos oceanos.
Ambos têm uma taxa D/H semelhante - a relação D/H é a proporção de deutério, ou hidrogênio pesado, em relação ao hidrogênio comum. Um átomo de deutério é um hidrogénio com um neutrão extra no seu núcleo.
Esta é a primeira vez que água similar à dos oceanos foi detetada num cometa.
Outros seis cometas rastreados com o mesmo instrumento nos últimos anos apresentam uma relação D/H muito diferente dos nossos oceanos, o que significa que tais cometas não poderiam ter sido responsáveis por mais do que 10% da água da Terra.
Os astrónomos supõem que o Hartley 2 se tenha formado numa parte diferente do Sistema Solar. Ele provavelmente formou-se no Cinturão de Kuiper, que começa perto de Plutão, enquanto se acredita que os outros seis se formaram na Nuvem de Oort, uma nuvem hipotética que se acredita existir a cerca de um ano-luz do Sol."
(adaptado de http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=cometa-agua-similar-oceanos&id=010130111006, acedido em 11.outubro.2011)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Todos os comentário estão sugeitos a moderação.
Os comentários poderão ser eliminados caso a linguagem utilizada não seja adequada.