iOnline
2012.junho.29
"O próximo domingo vai ter mais um segundo devido a um acerto da hora imposto pela diminuição da velocidade de rotação da Terra, situação que já levou ao aumento de 25 segundos nos últimos 40 anos.
A decisão segue uma recomendação da entidade internacional que estuda a relação entre a rotação da terra e a medição do tempo atómico, o International Earth Rotation Service (IERS).
A alteração, no caso português, passa por contar mais um segundo à hora oficial no domigo, em Portugal Continental e na Madeira, introduzindo um "segundo intercalar" entre as 00:59:59 e a 01:00:00, que terá a designação 00:59:60. Nos Açores, o processo decorrerá entre 23:59:59 de sábado e as 00:00:00 de domingo e o segundo introduzido extraordináriamente na contagem é o 23:59:60, de acordo com a autoridade portuguesa que estabelece e fornece a hora legal do país, o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).
Este tipo de acerto é feito no final dos meses de junho ou dezembro e começou a ser realizado em 1972, ano desde o qual foi realizado 24 vezes, de acordo com o OAL.
O diretor do Observatório, Rui Agostinho, explicou à agência Lusa que a redução da velocidade de rotação produz um aumento do tempo que a Terra leva a concretizar uma volta em torno do seu eixo, que equivale a um dia, é regular e calcula-se que vai prolongar-se de modo a que dentro de 4.600 milhões de anos, se o planeta ainda existir, irá aproximar-se dos 53 dias atuais, de acordo com as previsões científicas.
A redução da velocidade é devida à força gravitacional que a Lua exerce sobre a Terra, à diferença que essa ação produz na superfície do planeta e no seu centro, sendo responsável pela existência de marés nos oceanos, ao levar a água a deslocar-se de um lado para o outro nas longas superfícies marítimas do planeta, explicou o investigador.
Esta questão vai ser abordada numa das dez mini-palestras, integradas na iniciativa "Noites do Observatório", que decorrem no sábado, depois das 21:30, nas instalações do OAL, na Tapada da Ajuda."
Continuar a ler...
Sem comentários:
Enviar um comentário
Todos os comentário estão sugeitos a moderação.
Os comentários poderão ser eliminados caso a linguagem utilizada não seja adequada.