sábado, 26 de novembro de 2011

Notícias: Se houve vida em Marte, o robô Curiosity vai querer saber

Um laser capaz de perfurar rochas é uma das novidades do Curiosity (NASA/REUTERS)
"Marte nunca viu nada como o Curiosity, o robô cientista que a NASA lançou às 15h02, numa viagem de 570 milhões de quilómetros. É o aparelho mais sofisticado alguma vez enviado para o planeta vermelho, com a missão de descobrir se alguma vez houve condições para a vida no vizinho da Terra."

Continuar a ler...

(in Público, 26.novembro.2011)

Notícia: Rússia esteve em contacto com sonda Fobos-Grunt

A sonda deveria recolher amostras de solo de uma lua de Marte (ESA/Reuters/arquivo)
"Cientistas russos conseguiram receber e decifrar dados da sonda Fobos-Grunt, mais de duas semanas depois de esta ter falhado a trajectória para Marte e ficar em silêncio na órbita da Terra."

Continuar a ler...

(in Público. 25.novembro.2011)

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Planetas extra-solares com mais potencial para a vida




"Investigadores desenvolveram sistema de avaliação para analisar características desses novos mundos

Conhecem-se mais de 400 planetas extra-solares e nos próximos anos, com a investigação a crescer nesta área, eles chegarão aos milhares. Para determinar o seu potencial para albergar vida, um grupo de investigadores desenvolveu um sistema, baseado nas ideias de habitabilidade e semelhança com a Terra. Na sua grelha, algumas luas do sistema solar qualificam-se muito bem mas também há três exoplanetas no top ten dos que têm maior potencialidade para a vida."

In Diário de Notícias Online, 25 Novembro 2011

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Notícias: Sonda russa perdida no espaço volta a dar sinal de vida

(http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/radares-dos-eua-podem-ter-afetado-sonda-fobos-grunt-diz-especialista)
"Fobos-Grunt tinha como destino uma lua de Marte
Depois de duas semanas de silêncio, a sonda russa Fobos-Grunt - que tinha como destino uma lua de Marte e falhou a trajectória - finalmente deu os primeiros sinais, captados pela estação da Agência Espacial Europeia (ESA) na Austrália."

Continuar a ler...

(in Público, 23.novembro.2011)

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Notícias: Reveladas imagens da maior tempestade registada em Saturno


"A tempestade gigante que assola Saturno há quase um ano tem sido constantemente captada pela sonda Cassini, da NASA. As imagens desta que é já considerada a maior e mais longa tempestade observada no planeta são agora tornadas públicas.

A tormenta estendeu-se por 15 mil quilómetros no norte do planeta. As imagens começam com o nascimento, no dia 5 de Dezembro de 2010, de uma pequena mancha que se vai tornando cada vez maior até envolver todo o planeta, em finais de Janeiro de 2011."

Continuar a ler...

(in CiênciaHoje, 18.novembro.2011)

Notícias: A NASA revela o mapa topográfico da Lua mais nítido de sempre


"O relevo da Lua pode agora ser conhecido com muito mais precisão. A agência espacial norte-americana NASA acaba de divulgar um mapa topográfico de alta resolução, que revela as saliências e depressões de quase todo o satélite natural da Terra a uma escala nunca alcançada: 100 metros por cada píxel da imagem."

Continuar a ler...

(in Público, 17.novembro.2011)

Simulação do impacto de um asteróide na Terra

Júpiter, a 29 de outubro de 2011: imagem de João Cruz (http://myskyatnight.blogspot.com/2011/11/jupiter-oct-29th-improving-processing.html)

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Notícias: Vídeo da NASA convida a uma viagem à volta da Terra

A NASA divulgou imagens da Terra, captadas a partir da Estação Espacial Internacional, num vídeo onde se faz uma maravilhosa viagem orbital à volta ao planeta: "Viagem à volta do mundo com a Estação Espacial Internacional"

(in http://youtu.be/1HuzHdOEi0k, 5.nov.2011)

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Palestra de Rui Agostinho (Observatório Astronómico de Lisboa): A vida no Cosmos e a Astrofísica | 30.Set.2011 - 22h19


Aceder ao vídeo da palestra em http://www.cvtv.pt/home/pesquisa.asp?id_video=1332&id_tag=15.

Notícias: Soiuz descolou com sucesso, com três cosmonautas a bordo

"A Soiuz-TMA descolou esta madrugada do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, em direcção à Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês), com três cosmonautas a bordo. É o primeiro voo desde o fracasso, em Agosto, de um lançamento com o mesmo tipo de cápsula.
(...)

Em Agosto, um foguetão de abastecimento Progress, com destino à ISS, despenhou-se na Sibéria, depois de uma falha no lançador. Investigadores russos atribuíram o sucedido a “negligências” nas operações de controlo da cápsula.

Este fracasso pôs em causa a fiabilidade desta cápsula, que tem no currículo 1800 lançamentos com sucesso, e constituiu um revés para o sector espacial russo. Além disso privou, provisoriamente, a comunidade internacional de qualquer meio de acesso à ISS, já que os Estados Unidos puseram fim à sua frota.

O acidente obrigou, assim, a um adiamento de dois meses na descolagem da nova equipa para a ISS, inicialmente prevista para Setembro, dado que as cápsulas Soiuz ficaram em terra para verificações técnicas. A última descolagem de cosmonautas para a ISS a partir do cosmódromo de Baikonur aconteceu em Junho.

Ainda assim, a 21 de Outubro foi lançada com sucesso, a partir da Guiana Francesa, uma cápsula Soiuz, levando a bordo satélites, no âmbito de uma cooperação entre a Rússia e a Agência Espacial Europeia.

Na semana passada, a sonda russa Phobos-Grunt falhou a trajectória em direcção a Marte poucas horas depois do lançamento do cosmódromo de Baikonur, permanecendo em órbita em torno da Terra.
(...)"
Ler a notícia completa.
(in Público, 14.novembro.2011)

Filme da semana: "A dura vida na Estação Espacial Internacional"

sábado, 12 de novembro de 2011

Notícias: José Monteiro da Rocha foi um português o primeiro a criar cálculo simples das órbitas dos cometas

"O “pai” da astronomia moderna portuguesa, Monteiro da Rocha, foi o primeiro investigador mundial a criar um cálculo simples das órbitas dos cometas, concluiu um investigador de Coimbra na tese do doutoramento que apresenta em dezembro.
Na tese de doutoramento, intitulada “José Monteiro da Rocha e a atividade científica do Observatório Astronómico e da Faculdade de Matemática de 1772-1820”, o investigador Fernando Figueiredo concluiu que foi um português, e não o alemão Wilhelm Olbers, o primeiro a criar um cálculo simples das órbitas dos cometas.

“Lá fora o trabalho de Monteiro da Rocha nunca chegou a ser conhecido, mas se o tivesse sido poder-se-ia hoje ter também o nome deste português a par do do alemão Olbers, como sendo os primeiros inventores de um método prático para a determinação das órbitas parabólicas dos cometas”, disse Fernando Figueiredo, em entrevista à Agência Lusa.

Do trabalho de Fernando Figueiredo, investigador na área da História da Ciência na Universidade de Coimbra, conclui-se que Monteiro da Rocha apresentou o método simples em 1782, enquanto que o alemão Olbers só o descreveu 15 anos depois, em 1797.

O trabalho de Monteiro da Rocha, apenas publicado em 1799, foi vítima de ter sido escrito em português, um idioma periférico no século XVIII, explicou o investigador.

O problema da determinação da órbita dos cometas foi um assunto que ocupou os astrónomos desde que Newton publicara, em 1687, um método engenhoso, mas de difícil aplicação."

Continuar a ler...

(in CiênciaHoje, 12.novembro.2011)

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

1.º vídeo do asteróide 2005 YU55

o asteróide 2005 YU55 passou pela Terra à hora prevista, às 23h28 de terça-feira, a uma distância de 324.600 quilómetros. A NASA divulgou hoje o primeiro vídeo do asteróide:

Notícias: NASA lança Orion em voo experimental no início de 2014

Orion, a nova cápsula da NASA que vai substituir a Apollo.
"A NASA anunciou hoje que pretende realizar no início de 2014 um voo de ensaio não pilotado da cápsula Orion, que substitui a famosa Apollo , destinada a missões tripuladas e longínquas, fora da órbita terrestre. “Este voo de ensaio fornecerá dados preciosos para missões tripuladas de exploração espacial”, explicou em comunicado David Weaver, porta-voz da agência espacial norte-americana.

O novo sistema de lançamento «Space Launch System» (SLS, sigla em inglês), destinado a lançar a Orion, levará os astronautas norte-americanos “mais longe no espaço do que alguma vez foram”, acrescentou Weaver.

A Orion, que será lançada do Cabo Canaveral na Florida (sudeste dos EUA), vai efectuar duas rotações orbitais e um regresso à atmosfera terrestre a grande velocidade.

A viagem terminará no oceano, travada por pára-quedas, tal como o sistema usado pelas cápsulas do programa Apolo de conquista da Lua entre 1969 e 1972.

A reentrada na atmosfera fornecerá dados necessários para desenvolver uma nave espacial capaz de sobreviver a velocidades superiores a 32 000 quilómetros por hora e trazer em segurança os astronautas”, precisou William Gerstenmaier, responsável da NASA para a exploração espacial tripulada.

A sociedade aeroespacial Lockheed Martin vai conceber e desenvolver a Orion."

(in CiênciaHoje, 9.novembro.2011)

domingo, 6 de novembro de 2011

Asteróide vai passar entre a Terra e a Lua na terça-feira à noite

Uma fotografia do asteróide 2005 YU55 (NASA)
"O asteróide 2005 YU55 vai rasar a Terra na próxima terça-feira à noite, às 23h28, dando uma oportunidade rara dos astrónomos poderem observar um destes corpos tão perto.
O YU55 mede 400 metros de diâmetro e foi descoberto em 2005. A rota do asteróide vai passar no ponto mais próximo da Terra, a apenas 325.000 quilómetros de distância, 0,85 da distância entre a Terra e a Lua. Os astrónomos que monitorizam a sua órbita garantem que não há qualquer risco de acertar nem na Terra, nem na Lua."
Continuar a ler...
(in Público, 5.novembro.2011)

Astrofotografia: fotografias do Sol

Clica no link http://astropt.org/blog/2011/11/06/fotografias-do-sol/ para acederes ao blogue ASTROPT onde podes ver fotografias do Sol em alta resolução da autoria do astrofotógrafo César Cantún. Aqui fica um exemplo:

sábado, 5 de novembro de 2011

Fases da Lua no mês de novembro

(retirado daqui)

Notícias: Missão - Viagem de ida e volta a Marte sem tirar os pés da Terra


"A chegada, tal como a viagem, decorreu sem problemas, depois de 520 dias de isolamento num simulador em Moscovo.

Para os seis cosmonautas que ontem "chegaram" de Marte, depois de 520 dias de "viagem", em total isolamento a bordo de uma nave simulada em terra, no instituto russo biomédico (IMBP), em Moscovo, os próximos quatro dias ainda não serão de liberdade. Os seis homens que ao longo do último ano e meio viveram encerrados na sua nave marciana, cumprindo em terra todas as etapas de uma viagem real de ida e volta - incluindo a descida durante algumas horas na superfície do Planeta Vermelho -, estarão de quarentena até terça-feira, para cumprirem exames médicos. Mas a missão é considerada um sucesso."
(in Diário de Notícias, 5.novembro.2011)