"A Soiuz-TMA descolou esta madrugada do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, em direcção à Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês), com três cosmonautas a bordo. É o primeiro voo desde o fracasso, em Agosto, de um lançamento com o mesmo tipo de cápsula.
(...)
Em Agosto, um foguetão de abastecimento Progress, com destino à ISS, despenhou-se na Sibéria, depois de uma falha no lançador. Investigadores russos atribuíram o sucedido a “negligências” nas operações de controlo da cápsula.
Este fracasso pôs em causa a fiabilidade desta cápsula, que tem no currículo 1800 lançamentos com sucesso, e constituiu um revés para o sector espacial russo. Além disso privou, provisoriamente, a comunidade internacional de qualquer meio de acesso à ISS, já que os Estados Unidos puseram fim à sua frota.
O acidente obrigou, assim, a um adiamento de dois meses na descolagem da nova equipa para a ISS, inicialmente prevista para Setembro, dado que as cápsulas Soiuz ficaram em terra para verificações técnicas. A última descolagem de cosmonautas para a ISS a partir do cosmódromo de Baikonur aconteceu em Junho.
Ainda assim, a 21 de Outubro foi lançada com sucesso, a partir da Guiana Francesa, uma cápsula Soiuz, levando a bordo satélites, no âmbito de uma cooperação entre a Rússia e a Agência Espacial Europeia.
Na semana passada, a sonda russa Phobos-Grunt falhou a trajectória em direcção a Marte poucas horas depois do lançamento do cosmódromo de Baikonur, permanecendo em órbita em torno da Terra.
(...)"
Ler a notícia completa.
(in Público, 14.novembro.2011)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Todos os comentário estão sugeitos a moderação.
Os comentários poderão ser eliminados caso a linguagem utilizada não seja adequada.